
Mapa lança Livro sobre Grave Doença do Cacaueiro
Foi lançado nesta semana pelo MAPA a obra intitulada “Diálogos para prevenção da monilíase” que fala a respeito de uma das mais graves doenças do cacaueiro, a Moliníase. Essa doença é causada pelo fungo Moniliophthora roreri e ataca os frutos de cacau (Theobroma cacao), além de cupuaçu, cacauí, cupuí, macambo e cacau-jacaré, podendo causar até 100% de perda da produção.
Também conhecida como “murcha de vassoura-de-bruxa” ou, mais comumente, “monilíase” essa doença é uma das principais ameaças à produção de cacau em várias regiões tropicais, incluindo América Central e América do Sul.
A infecção pelo fungo M. roreri resulta na formação de estruturas semelhantes a vassouras, que são conhecidas como “vassouras-de-bruxa”. Essas vassouras se desenvolvem nas partes do cacaueiro, como ramos e troncos, e acabam comprometendo a produção de frutos normais. Os sintomas incluem murcha, necrose, e eventualmente, a morte das partes infectadas da planta.
A primeira linha de defesa contra a monilíase do cacaueiro é a detecção precoce e a sua notificação de suspeita da doença, para permitir uma resposta rápida a fim de evitar sua disseminação.
O MAPA disponibilizou gratuitamente o acesso gratuito à essa obra, e você pode baixá-la acessando a página ao clicar neste link.
Nós do Portal dos Biológicos no Brasil falaremos a respeitos desta e de outras doenças que acometem a fruticultura brasileira, com ênfase em seus métodos de controles e/ou erradicação, através do controle biológico com uma importante ferramenta estratégica. Então para não perder esses conteúdos, faça seu cadastro gratuito aqui no Site e nos acompanhe nas redes sociais.
Fonte: MAPA