
Ibama suspende agrotóxico fipronil: entenda os motivos
Em 29 de dezembro de 2023, o Ibama suspendeu a aplicação de agrotóxicos à base de fipronil por meio de pulverização foliar em área total. A medida visa proteger as abelhas até que a reavaliação do agrotóxico seja concluída.
O fipronil está sob reavaliação ambiental desde setembro de 2022 devido a indícios de efeitos adversos graves às abelhas. Estudos científicos e relatos de diversas partes do mundo demonstram os riscos associados ao uso desses agrotóxicos.
As avaliações indicam que a pulverização foliar de fipronil apresenta risco ambiental inaceitável para as abelhas. A suspensão se baseia no “direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado” e nos princípios da precaução e da prevenção.
Os fabricantes de agrotóxicos à base de fipronil têm 90 dias para incluir uma frase de advertência em seus produtos:
“Este produto é tóxico às abelhas. A aplicação aérea não é permitida. A pulverização foliar não dirigida ao solo ou às plantas, ou seja, aplicações em área total, não é permitida. Não aplique este produto em época de floração, nem imediatamente antes do florescimento ou quando for observada visitação de abelhas na cultura. O descumprimento dessas determinações constitui crime ambiental, sujeito a penalidades cabíveis e sem prejuízo de outras responsabilidades.”
Essa medida visa proteger as abelhas, que são importantes polinizadores e desempenham um papel fundamental na agricultura.
Nós do Portal dos Biológicos no Brasil estaremos publicando uma série de artigos sobre produtos biológicos alternativos ao fipronil. Então se cadastre gratuitamente para não perder nenhum post e nos acompanhe nas redes sociais.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Ibama