
Descoberta de pesquisadores brasileiros e norte-americanos contribuirá para o controle biológico com fungos
Uma colaboração entre pesquisadores brasileiros e norte-americanos resultou em uma descoberta científica que pode otimizar o cultivo de fungos com potencial para controlar insetos considerados pragas na agricultura, conhecidos como entomopatogênicos. A pesquisa publicada na revista científica Applied Microbiology and Biotrchnology apresenta o impacto do estresse osmótico na produção, morfologia e aptidão de blastosporos de Beauveria bassiana, revelando que o ajuste da pressão osmótica tem o poder de reduzir a diluição do líquido no qual esses microrganismos são cultivados, proporcionando um aumento na eficiência da produção.
Esse avanço promissor tem o potencial de aprimorar a fabricação de produtos biológicos, como micopesticidas, para o controle sustentável de pragas e doenças agrícolas, apresentando benefícios econômicos e ambientais.
Para o Editor chefe nacional do Portal dos Biológicos no Brasil, o professor Otávio Luz, “essa pesquisa é de suma importância não só para as produções industriais, como também para as produções On Farm’s”, pois conforme descrito na publicação de patente internacional, esse é um método de produtos de controle de inseto baseados em blastósporos de fungos entomopatogênicos, incluindo B. bassiana ou /. fumosowsea que produz altas concentrações de esporos estáveis e eficazes, identificando as condições nutricionais e ambientais necessárias para a rápida produção de altas concentrações de uma composição estável e infecciosa de blastosporos semelhantes a leveduras.
O cerne da pesquisa concentrou-se na influência da pressão osmótica durante o cultivo líquido de B. bassiana, um fungo conhecido por sua capacidade de infectar uma ampla gama de artrópodes, ultrapassando mil espécies. Essa abordagem não apenas tem o potencial de acelerar significativamente a produção do Beauveria bassiana, mas também de outros fungos com propriedades semelhantes voltados para o controle de pragas. Essa descoberta pode ser um marco no avanço de micopesticidas baseados em blastoporos, destacando-se como alternativas inovadoras e economicamente acessíveis para o manejo de pragas agrícolas.
O resultados do estudos demonstram que o uso de meios de cultura líquidos hiperosmóticos no desencadeamento do crescimento aumentado do tipo levedura por B. bassiana e que a compreensão do papel da pressão osmótica na formação e aptidão dos blastosporos acelerará o desenvolvimento de biopesticidas fúngicos comerciais viáveis.
Fonte:
Embrapa Meio Ambiente. Disponível em: https://www.embrapa.br/en/busca-de-noticias/-/noticia/86749246/descoberta-pode-contribuir-com-o-controle-biologico-de-pragas
Portal dos Biológicos no Brasil: Disponível em: https://www.ocontrolebiologico.com.br/descoberta-de-pesquisadores-brasileiros-e-norte-americanos
Springer Link. Disponível em https://link.springer.com/article/10.1007/s00253-023-12631-z