
O que é e para o que serve o Bacillus thuringiensis ?
A Bacillus thuringiensis (Bt) é uma bactéria Gram-positiva que produz proteínas tóxicas para insetos. Essas proteínas são conhecidas como toxinas Cry (crystal) e têm a capacidade de serem letais para larvas de insetos, principalmente de ordens como Lepidoptera (borboletas e mariposas), Coleoptera (besouros) e Diptera (moscas e mosquitos).
A Bt é utilizado como uma agente de controle biológico em agricultura para combater pragas de insetos. A forma mais comum de utilização é na forma de produtos comerciais que contêm esporos e cristais de Bt. Quando as larvas de insetos ingerem essas toxinas, elas causam danos ao sistema digestivo, levando à morte das larvas.
No Brasil ele é registrado como um ingrediente ativo pertencente ao grupo químico dos “produtos microbiológico”. Atualmente existem oito cepas de B. thuringiensis e juntas são responsáveis pelo controle de 38 potenciais insetos pragas. E nós do Portal dos Biológicos no Brasil apresentamos na Tabela 1, todas elas exclusivamente para você leitor. E ao longo de 2024 abordaremos vários ingredientes ativos biológicos no Brasil, onde atualmente são 207 incluindo a B. thuringiensis e suas cepas.
Tabela 1 – Lista de Potenciais insetos Pragas controlados por B. thuringiensis
[table id=6 /]
Fonte:
AGROFIT 2024 (Adaptado por Portal dos Biológicos no Brasil 2024).
A vantagem do uso de B.thuringiensis como pesticida biológico é a sua especificidade. As toxinas são seletivas para determinados grupos de insetos, o que significa que não prejudicam outros organismos não-alvo, como animais, pássaros ou seres humanos, além de ser indicados para qualquer cultura de ocorrência do alvo biológico. Isso o torna uma alternativa mais amigável ao meio ambiente em comparação com alguns pesticidas químicos.
Além da agricultura, o B. thuringiensis também é utilizado em produtos de controle de pragas em jardins e ambientes domésticos, oferecendo uma opção mais segura e sustentável para o controle de insetos indesejados.
Se você gostou desse artigo e quer ter acesso a outros conteúdos como este, faça sua inscrição gratuita aqui no site e nos acompanhe nas redes sociais.



